Translate

→ Rede de contatos ativa é networking eficaz

Networking - rede de contatos
Você já parou para pensar no peso que tem uma indicação de alguém que você confia? Seja na compra de um produto, sugestão de restaurante ou indicação de um médico, confiamos muito nas indicações que recebemos de nossos amigos.

O mesmo raciocínio é válido para uma indicação profissional. Imagine o peso que tem a indicação de um funcionário ao RH ou direção da empresa, sugerindo um nome para uma vaga recém aberta pela organização.
Por isso é importante manter sua rede de contatos sempre ativa, sabendo daquele novo curso que você fez, o diploma que recebeu ou (infelizmente) sua nova condição de desempregado. Uma rede de contatos ativa, a qual damos o nome de networking, é peça chave para o sucesso profissional.
Pesquisas mostram que de 50% a 70% das pessoas acharam seu último emprego através de networking, ou seja, trabalhando a rede de contatos. Mas não se engane:networking ativo não é ter 1000 amigos no Orkut, Facebook ou Linkedin e atualizar seu status para dizer que você se formou ou que busca um novo emprego.
Se você se orgulha da coleção de cartões corporativos, também é melhor repensar sua estratégia de networking. Alguns estudos afirmam que qualidade é melhor que quantidade na hora de montar uma rede de contatos eficiente – aquela que de fato pode resolver problemas de negócios e a encontrar um novo emprego. Uma dessas pesquisas, de um pesquisador da Universidade de Oxford afirma que, assim como no mundo real, interagimos com no máximo 150 pessoas por ano no mundo virtual.
A maneira correta de fazer networking é investir em relacionamentos duradouros, especialmente quando você não precisa deles. Relacionamentos baseados em interesse, quando você procura a outra parte apenas quando precisa, não criam o engajamento necessário para motivar a ajuda.
Uma maneira de criar este engajamento é “oferecer algo de valor” sempre. Falo aqui de seu conhecimento, suas experiências, conselhos, sugestões. Quando você faz uma pesquisa na internet em busca de alguma ajuda ou informação, você deixa um comentário no site ou fórum de discussão onde encontrou o que precisava? Você participa de 50 (ou 500) comunidades no Orkut, mas você deixa sua opinião e pontos de vista por lá? Você está lendo esta matéria (e espero que já tenha lido várias aqui no site), mas quantas vezes você deixou um comentário para aumentar a comunicação, oferecer um outro ponto de vista e discutir com os outros leitores? Pratique a expressão de suas idéias, interaja e você verá como ficará mais fácil praticar o networking da maneira correta. Faça disso um hábito!

5 comentários:

  1. O networking, é sim uma ferramenta muito importante para o profissional de hj, pois através de uma rede de contatos , é possível a contratação e até a indicação de uma pessoa de confiança para exercer o cargo divulgado pela organização, e termos certeza de que aquele profissional prestará um serviço de qualidade com muita ética e profissionalismo.

    ResponderExcluir
  2. Minha sugestão de post é uma mini auto-biografia sua. Melhor explicando: que você falasse como se deu a sua escolha pelo curso e pela faculdade onde cursá-lo, como foram seus primeiros períodos no curso, as matérias onde vc teve maiores dificuldades e as que vc mais gostou de estudar, etc.

    Ajudaria os calouros - como é o meu caso - que lêem o seu blog.

    ResponderExcluir
  3. É realmente eu sou mais ou menos assim,eu vejo vários forum e comunidades,e quase nem posto.tenho que repensar isto e belo post.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post João Neto. Já faz um tempo que venho acompanhando o seu blog e só agora resolvi postar algo. Sem dúvida alguma o networking é uma ferramenta imprecidível na vida de profissionais que querem se destacar no mercado, não só pela oportunidade de empregos, mas também pelo grande fluxo de informação, que hoje é imprecidível.

    ResponderExcluir
  5. Olá, parabéns pelo Blog, está ótimo. Gostei das matérias, em especial esta. Irei me esforçar para seguir seu conselho.

    ResponderExcluir