Translate

→ Fazer ou não estágio no início da graduação. Eis a questão

Sempre tenho visto diversas dúvidas com relação ao estágio no início da gradução, então resolvi escrever um pouco sobre o assunto e postar aqui.

Todos nós sabemos da importância do estágio durante o curso universitário, pois é nele que colocamos tudo aquilo que se aprende na graduação em prática, e principalmente onde nós percebemos realmente o que nos espera no mercado de trabalho.
O pessoal sempre pergunta se é fácil conseguir um estágio logo de cara. Primeiramente, acredito que essa questão tem relação com a região onde você vive, se esta tem muitas oportunidades de estágios, se possui empresas capazes de nos comportar dentro de si. Oportunidades sempre surgirão no nosso caminho, mas  cabe a a cada um, em dizer se está ou não preparado para assumir tal posto, visto que apesar de ser um estágio, você é responsável pelos seus atos dentro da empresa.
Quando iniciei o 3º período do curso de Engenharia de Produção, recebi uma proposta para realizar um estágio, claro que fiquei muito empolgado com a possibilidade de iniciar um estágio logo no início do curso, mas ao analisar as atividades que seriam delegadas a mim e que eu teria que desenvolver dentro da empresa, percebi que era muito para mim e que não estava realmente preparado para assumir tal posto. Acredito que se eu aceitasse a proposta, esta não agregaria nada em minha formação, tendo em vista que eu iria embarcar em um caminho desconhecido, e ainda poderia ter minha imagem prejudicada junto à empresa.  A minha grande surpresa venho quando a pessoa que me fez o convite elogiou a minha postura e disse que todos os graduandos interesados em realizar estágios deveriam agir como tal, gerando assim menos imprevistos para as empresas.
Assim, cabe a cada um perceber se está mesmo preparado para realizar um estágio e posteriormente correr atrás daquilo que almeja.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de atualizar um blog sobre sua área de atuação, sei na prática o quanto é trabalhoso isso, mas também é muito prazeroso colher os frutos de um bom resultado.
    Quando puder acesse o meu blog também.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. valeu pela força, é cansativo sim manter um blog sempre atualizado, mas também é muito gratificante.

    ResponderExcluir
  4. Estou cursando 11º periodo, tenho estágio pela frente também sei do enorme desafio, não é fácil. mas esse é o caminho... boa sorte para todos nós...

    ResponderExcluir
  5. Faço Engenharia de produção, estou no 3º periodo, gostaria de saber de você o que normalmente fazemos no estágio de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO? Quais atividades que você achou que não estaria preparado para assumir tal posto? Agradeço se puder responder.

    ResponderExcluir