Translate

→ Ecoeficiência

Atualmente, as empresas precisam ser ecologicamente corretas para se manterem competitivas no mercado, já que a grande maioria dos consumidores preferem as empresas que dão valor a sustentabilidade. Sendo assim, eu e uma colega da graduação escrevemos um trabalho falando um pouco sobre Ecoeficiência e Produção mais Limpa que até então eu não conhecia, sendo este trabalho selecionado como um dos melhores no 6º Encontro de Tecnologia da Universidade de Uberaba, onde curso Engenharia de Produção. Gostaria de compartilhar com vocês o nosso trabalho e saber a opinião de todos.

ECOEFICIÊNCIA COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA A EMPRESA
João Crisóstomo dos Santos Neto; Camila Franciele Gomes de Souza; Professor Orientador: Wagner Cardoso; Curso de Graduação em Engenharia de Produção.

Diante dos enormes desafios do novo milênio, provocados pelo crescimento econômico  vertiginoso, questiona-se como as empresas irão administrar as mudanças para o  desenvolvimento sustentável, que passou a ter importância cada vez maior com o  crescimento da consciência ecológica dentro da sociedade enquanto muitos investidores se interessam cada vez mais pelo comportamento das empresas onde investem seu capital. O principal desafio dessas empresas é harmonizar a eficiência produtiva com a diminuição dos impactos ambientais, obrigando-as a se adequarem aos novos paradigmas para se  manterem competitivas. Dessa forma, as empresas precisam encontrar vias para a ecoeficiência,  disponibilizando bens e serviços a preços compatíveis,  que satisfaçam  os clientes e ao mesmo tempo reduzam os impactos 
ambientais. Nesta direção, as empresas precisam rever seus sistemas produtivos, e assim, propor alterações para minimizar esses impactos. Com este intuito, surgiu o Programa de Produção  Limpa (PL), que desde os anos  70 vem conquistando espaço como via eficaz de alcançar a eficiência econômica e ambiental. A Produção mais Limpa está baseada no fato de que o meio mais eficiente em diminuir os custos ambientais está na observação na origem da produção e extinguir o  problema na sua fonte sendo o seu maior objetivo o desenvolvimento de produtos de maneira sustentável, usando com eficiência  materiais e energias renováveis, questionando a necessidade do próprio produto e quanto  à existência de  outro tipo de processo produtivo ambientalmente correto. Além de apresentar vantagens ambientais, como a eliminação de resíduos, controle da poluição e uso racional de energia, a Produção mais Limpa proporciona também, vantagens econômicas como a redução permanente de custos totais através do uso eficiente de insumos, água e energia. Pode-se dizer que a Produção mais Limpa, apresenta-se como uma ferramenta eficiente para uma abordagem sustentável, sinalizando para as empresas a possibilidade na redução dos custos, representados pelos desperdícios encontrados nos sistemas produtivos, já que “não há garantias de sobrevivência para as empresas sustentáveis, porém há certeza de que as insustentáveis não estarão lá para contar história”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário