Translate

→ Engenharia de Produção Plena X Engenharia de Produção com habilitação

No Brasil, predominam dois tipos de cursos de Engenharia de Produção: os cursos ditos plenos e os cursos concebidos como habilitações específicas de um dos ramos tradicionais da Engenharia. 

A ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, entende existirem cursos de Engenharia de Produção "plenos", nos quais além da base tecnológica própria da engenharia de produção, o egresso deverá ter conhecimentos dos principais processos de produção, especificamente os mecânicos e químicos; e também entende existirem os cursos de Engenharia de Produção com habilitação (ou ênfase), nos quais além dos conteúdos definidos para os cursos plenos, o egresso deverá ter um aprofundamento de conteúdos profissionalizante na habilitação. Os cursos de engenharia de produção que optarem pela formação associada a conteúdos advindos de outras modalidades de engenharia (isto é, seguirem o modelo com habilitações específicas noutras modalidades) deverão  compor os conteúdos de formação específica a partir de um subconjunto coerente de conteúdos previstos nesse elenco de subáreas, mesclados com outros conteúdos profissionalizantes oriundos das demais modalidades de engenharia.
Com esse entendimento, a ABEPRO manifesta-se quanto às situações que estão sendo observadas por diversas ocasiões, quando graduados em cursos de Engenharia de Produção são excluídos de concursos públicos devido a equívocos diversos. São casos em que se deve observar, junto ao diploma do candidato, ao ato de reconhecimento do curso e no credenciamento do curso e concessão das atribuições profissionais, se o curso em questão trata-se efetivamente de Engenharia de Produção. Existem casos em que os CREA's atribuem, de forma errada, títulos diferentes de Engenheiro de Produção, pois têm entendimento equivocado da Resolução 288/83. Isso quer dizer que os CREA's podem classificar, por exemplo, um graduado em Engenharia de produção Civil como Engenheiro Civil, de acordo com a resolução 288/83.

Nenhum comentário:

Postar um comentário