Translate

→ Cursos de Pós-graduação para Engenheiros de Produção

A pedido de um leitor, resolvi postar aqui esse texto, que fala um pouco sobre a Pós-graduação para nós Engenheiros de Produção.
É de suma importância que o universitário de qualquer curso superior continue a sua formação após o término da graduação. Esse sim é um dos diferenciais mais importantes que nos ajudam a encontrar o nosso espaço no mercado de trabalho.
Devido a sua ampla formação, o Engenheiro de Produção pode cursar diferentes tipos de pòs-graduação, nas mais diversas áreas. Sendo assim, resolvi apresentar a vocês alguns cursos interessantes de especializações que são ofertados no país.
Na Universidade de Uberaba, onde realizo minha graduação, oferece alguns cursos de Especializações voltadas para a Engenharia de Produção. Aqui está alguns deles:



  • MBA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO ENXUTA - "LEAN MANUFACTURING" – O curso de pós-graduação Lato Sensu - Gestão da Produção Enxuta (Lean Manufacturing) - visa especializar profissionais formados em Cursos de Nível Superior, que atuam ou venham a atuar na área, para as atividades de Gestão Estratégica de Produção e Operações de Manufatura. É fundamentado em conceitos técnicos e gerenciais, envolvendo toda a cadeia produtiva, que permitem aos alunos desenvolver competências estratégicas para a tomada de decisões na administração da produção.
  • MBA EM GESTÃO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO (PCP/PCM) – O Curso de pós-graduação Lato Sensu - Gestão do Planejamento e Controle da Produção e Manutenção (PCP/PCM) - visa especializar profissionais formados em Cursos de Nível Superior, que atuam ou venham a atuar na área, para as atividades de Gestão Estratégica de Produção e Operações de Manufatura. É fundamentado em conceitos técnicos e gerenciais, envolvendo toda a cadeia produtiva, que permitem aos alunos desenvolver competências estratégicas para a tomada de decisões na administração da produção e manutenção.
  • MBA EM GESTÃO LOGÍSTICA INTEGRADA - O curso de pós-graduação Lato Sensu - Gestão Logística Integrada - visa especializar profissionais formados em Cursos de Nível Superior, que atuam ou venham a atuar na área, para as atividades de Gestão Estratégica de Logística Integrada. É fundamentado em conceitos técnicos e gerenciais, envolvendo toda a cadeia de suprimentos, que permitem aos alunos desenvolverem competências estratégicas e de negociação para a tomada de decisões na administração logística, com a inter-relação Marketing, Produção, Custos, Logística e com a Gestão eficiente da cadeia de suprimentos e distribuição física. 
   


Confira alguns cursos do Centro Universitário de Brasília  


  • GESTÃO EMPRESARIAL - Proporcionar formação ao profissional que atua ou que pretende atuar como gestor de empresa pública, privada ou do terceiro setor, considerando o ambiente de alta competitividade e a complexidade da gestão de negócios no mundo globalizado, e estimular a capacidade de o gestor pensar e agir estrategicamente, exercer liderança criativa e inovadora e estar atualizado em relação aos avanços na gestão de empresas.

    
Veja também, alguns cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo:   

  • MBA EM GESTÃO E ENGENHARIA DA QUALIDADE - O objetivo dos Cursos de Gestão e Engenharia da Qualidade – MBA-USP da ESCOLA POLITÉCNICA é preparar e qualificar profissionais de nível superior para exercerem cargos de chefia e direção em suas organizações, públicas ou privadas, e em quaisquer setores ou ramos de atividade, “com a visão da qualidade e da excelência”, visando a dotar o Brasil de profissionais qualificados, que lhe permitam assumir a posição de destaque que vem buscando nos cenários desafiantes do mundo de hoje.
  • ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - O Curso de Especialização em Engenharia de Produção tem como objetivo desenvolver e atualizar conhecimentos fundamentais em temas clássicos e contemporâneos em engenharia e gestão da produção, complementando a formação e melhor capacitando os profissionais para a atuação e progressão na carreira. 
   

Gostaria de deixar claro, que o meu objetivo aqui não é fazer publicidade para estas Universidades, deixei o link delas, caso alguém esteja interessado em conferir mais algum tipo de Pós-graduação.
Sugiro a vocês que comecem desde já a pesquisar sobre possíveis cursos de pós-graduação que vocês poderão cursar após se formarem, em Universidades que sejam viáveis para vocês.

16 comentários:

  1. Agradeço você pela idéia das pautas. E ae, já decidiu qual especialização vai fazer??
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Curso engenharia de produção, 4ºp. Trabalho com engª de qualidade, faço téc. em eletrônica digital e tenho uma grande admiração por eletrônica, elétrica também. Seria possível então eu especializar pra essa área depois de formada ? x) Grande Abç.

    ResponderExcluir
  3. Minha duvida é a mesma da jee... to indo pro 4º periodo de eng. produção e aindo tô insegura. Pois me flaram q qualquer outro engenheiro pode fazer um mestrado em eng. de produção e trabalhar como nós, mas nós não podemos trabalhar como um engenheiro civil, mecanico, eletricista, enfim outras engenharias tecnicas..... Por favor, me tire essa duvida e me corrija se eu estiver errada.

    ResponderExcluir
  4. João neto,boa tarde!meu nome é Vanderlei e estou no 7º período de engenharia de produção e desde o semestre passado venho pensando na minha pós e até mesmo por causa das disciplinas o que mais tem haver comigo é pcp ou projetos e o que voce escreveu pra mim foi muito bacana e esclarecedor,caso voce tenha outra sujestão passe para nós.
    meu email é:santvam78@hotmail.com
    Estudo na estácio uniradial em São Paulo-SP.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  5. Prezado,

    Minha dúvida não difere muito a dos colegas. Parece um pouco ingrato, profissionais de outras áreas realizarem uma pós-graduação e se alocarem em nossas vagas. Que pós nos deveríamos fazer na condição de engenheiro de produção?

    ResponderExcluir
  6. Posso me formar em Engenharia de Produção e fazer pós em Engenharia Civil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e-mail: jardelrocha11@hotmail.com

      Excluir
    2. Não e possível fazer isso Jardel.

      Excluir
  7. Waldiney de Oliveira Ramos
    e-mail: waldineytecseg71@hotmail.com

    Parabéns sua iniciativa foi de muito valia, vou começar o curso de engenharia de produção este ano e o que puder me enviar sobre o curso serei muito grato.

    ResponderExcluir
  8. Engenheiro de Produção pode fazer pós em Engenharia de Segurança do Trabalho. Uma área que é muito bem remunerada, você pode trabalhar como autônomo, e emitir laudos técnicos assim como eng. mecanica, civil, elétrica e etc. Mas quem faz a diferença no mercado de trabalho somos nós, não o curso que fazemos. Se tivermos força de vontade, e foco, chegamos onde quisermos.

    ResponderExcluir
  9. Pode fazer especialização para Engenharia Ambiental?

    ResponderExcluir
  10. Posso fazer pós ou especialização em Engenharia de Software?

    ResponderExcluir
  11. Posso fazer pós graduação na área Florestal?

    ResponderExcluir
  12. Posso fazer pós graduação na área Florestal?

    ResponderExcluir
  13. Boa gostaria de saber em quais áreas eu posso mim especializar depois de formação em engenharia de produção

    ResponderExcluir