Translate

→ O que você precisa saber para conseguir um estágio ou emprego


procurando um estágio - como conseguir
Com a proliferação dos cursos técnicos, tecnólogos e até mesmo alguns bacharelados específicos em logística, temos muitos estudantes nesta área. Claro que muitos deles (idealmente todos) irão ingressar no mercado de trabalho ainda durante seu curso, através de estágios. Nos próximos parágrafos você terá dicas e informações para conseguir seu primeiro estágio – ou melhorar o seu estágio atual.

O Currículo
Seu currículo é a primeira e principal porta de entrada numa empresa. É através dele que as empresas decidirão se você será convidado a participar de uma entrevista ou não. Portanto, capriche no seu CV. No cabeçalho inclua seus dados pessoais e forma de contato (não se esqueça de incluir telefones e email).
Nos parágrafos seguintes do seu currículo, verifique 3x que tudo está escrito corretamente. Nada pior para a sua imagem do que erros de português na sua primeira apresentação. Se você não se garante, peça para alguém que entenda corrigir para você, como um professor.
Inclua seu curso atual e outros cursos relacionados que possam interessar ao empregador (línguas, informática, etc). Não minta nem exagere em suas habilidades. Dizer que fala “inglês avançado” e gaguejar numa possível entrevista em inglês (mesmo que seja só uma pergunta pra confirmar que você sabe mesmo) é a certeza de não ser contratado.
Sites especializados em gestão de carreira têm dicas para construir um currículo ganhador, vale a pena ler as dicas que eles oferecem na hora de construir o seu.
como conseguir um bom estágio
A Entrevista

O mundo corporativo ainda é bem conservador: a primeira impressão é a que fica. Vista-se sobriamente. Não se espera que um estagiário vista-se como um executivo bem sucedido, mas você irá para uma entrevista que poderá lhe render um emprego, e não estará sentado na cozinha de sua casa. Use roupas adequadas. Tenha cuidado com a aparência: cabelos, unhas, barba, maquiagem, tudo deve ser cuidado e sem exageros, inclusive no perfume. Por respeito ao entrevistador, não deixe seu celular ligado e claro, seja pontual.
Durante a entrevista, seja você mesmo. Você e suas habilidades são o produto que a empresa quer, então venda-se bem e mais uma vez, seja sincero. Leia tudo o que puder sobre a atuação da empresa e sobre como pode ser sua inserção neste negócio para que você esteja preparado para os diferentes assuntos durante as perguntas.
Os Direitos do Estagiário
Com a Lei 11.788 de 25/09/2008 os estagiários estão mais protegidos e regidos por regras próprias. Dentre outros ela trata dos estágios feitos por alunos de cursos técnicos e superiores. Saiba que o estágio feito em acordo com a referida Lei não gera vínculo empregatício mesmo quando há concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, e apenas em casos excepcionais o estágio pode durar mais de 2 anos na mesma empresa.
Estagiários têm direito ao recesso remunerado (férias sem o abono de 1/3) de trinta dias a cada doze meses de estágio na mesma Empresa ou, o proporcional ao período estagiado se menos de um ano (artigo 13º, caput e § 2º, da Lei 11.788/2008). O contrato de estágio, por não ter vínculo empregatício, pode ser rescindido a qualquer momento por qualquer das partes.
Se o estágio é feito em desconformidade com a Lei, ele caracteriza vínculo de emprego do aluno com a empresa do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária.
O Mercado para Estágios
Este é um mercado que voltou a ficar aquecido. Antes da aprovação da Lei dos Estágios havia 1,1 milhão de estagiários no Brasil e hoje existem apenas 900 mil. As vagas perdidas foram, em boa parte, devido ao não entendimento da Lei, que causou receio nas empresas em fazer novas contratações.
Dos 900 mil estagiários atuando neste momento, em torno de 650 mil são de nível superior e 250 mil de nível técnico. O número de vagas já é crescente e este é um bom momento para buscar seu primeiro estágio.
como conseguir um bom estágio

As Vagas

As empresas não contratam estagiários porque são “boazinhas” ou porque têm dinheiro sobrando para ajudar. Elas contratam uma pessoa para fazer um trabalho de qualidade, e remuneram este trabalho adequadamente. Assim, pergunte-se: o que você tem a oferecer para uma empresa? Por que alguém deveria contratá-lo?
Competência diz respeito aos conhecimentos técnicos, e neste caso, para você que é estudante, você está no caminho certo. Complemente seus conhecimentos com cursos extras, línguas, informática, participação em eventos e tudo correrá bem nesta área. Habilidade diz respeito ao que você faz com seu conhecimento. Se o conhecimento é osaber, a habilidade é o saber fazer. Aqui é onde a experiência conta mais, e é onde você deverá aprender mais com o estágio. As atitudes representam sua vontade pessoal de conseguir, de vencer. Se a habilidade é o saber fazer, a atitude é o querer fazer.
Vá buscar a sua vaga!
Espero que você esteja mais preparado para buscar seu espaço no mercado! Boa sorte e bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário