Translate

→ Países ricos fazem oferta de mão de obra para o Brasil

Com a falta de mão de obra no Brasil e a crise no mundo rico, governos e entidades de classe do exterior têm contatado empresários e associações brasileiros para oferecer trabalhadores. A reportagem completa está disponível para assinantes da Folha e do UOL.
O Ministério do Desenvolvimento faz a intermediação de alguns desses encontros, e a fila de espera para entrar no país, sobretudo no setor de construção, inclui americanos, espanhóis, italianos, portugueses e ingleses. "Há interesse brutal em vir para cá", diz Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea (conselho federal de engenharia e arquitetura).
Validar diplomas e obter autorização para trabalhar no Brasil, porém, é demorado e caro: pode chegar a oito meses e passar de R$ 15 mil.
Para entidades do setor, o processo seria mais curto se os países ricos oferecessem contrapartidas para os brasileiros no exterior.
Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.

2 comentários:

  1. Olá João Prabéns pelo blog.. muito bem atualizado!! Bom meu nome eh Bianca e eu pretendo entrar no curso de engenharia de produção neste período.. porém estou com muitas duvidas sobre qual faculdade escolher... Bom a minha intenção eh passar na prova de transferencia para alguma faculdade publica do Rio de Janeiro, mas pretendo ingressar primeiramente em alguma particular mesmo, para não perder tempo! Vc conheçe ou ja ouviu falar da faculdade Senai Cetiqt? Eu andei pesquisando e ela esta sendo bem comentada... mas ando em duvida entre a Universidade Gama filho e o Cetiqt... vc tem alguma sugestão? Desde já agradeço
    Bianca

    ResponderExcluir
  2. Bianca, valeuu.
    Como não sou de Minas, não conheço muito sobre as Universidades do Rio de Janeiro. Já ouvi falar muito bem do curso de Engenharia de Produção na UFRJ. Agora, sobre essas duas que você me falou, já ouvi falar da Gama, já a outra não. Procure saber qual o avaliação do curso de Engenharia de Produção nessas duas universidades junto ao MEC, acho que já seria uma boa, você saber como está a avaliação deste curso.

    Abraços

    ResponderExcluir