Translate

→ O futuro do mercado de trabalho na Engenharia de Produção

O engenheiro de produção tem várias qualidades que o tornarão cada vez mais requisitado no futuro. Dentre elas, estão a capacidade de dialogar com outras áreas de atuação em prol da inovação.
Estão previstos recursos da ordem de R$ 500 bilhões para obras de infraestrutura no Brasil para os próximos quatro anos, o que deve exigir uma demanda de cerca de 500 mil engenheiros. No entanto, o país ainda forma apenas 30 mil engenheiros por ano. Tal cenário é extremamente positivo para quem entra agora no mercado de trabalho.
A oferta de vagas para engenheiros de produção nos próximos anos, não deve acompanhar o contingente de profissionais que entrarão na profissão, de acordo com a tendência atual. Acredito que isso se deve à grande quantidade de cursos de Engenharia de Produção no Brasil.
Isso será resolvido de acordo com as atitudes que acadêmicos e profissionais da área tomarão daqui para frente. Há maneiras de se enfrentar o possível déficit de vagas no mercado. Uma delas é informar aos empregadores as características principais da profissão, pois muitos deles contratam profissionais com outras formações para exercer funções que seriam do engenheiro de produção.
Além disso, as faculdades precisam preparar o engenheiro de produção para trabalhar em pequenas e médias empresas, pois a maior parte deles ainda é absorvida pelas companhias de grande porte. Em direção oposta, o profissional poderia exercer atividades relacionadas a outras áreas. Se o conhecimento teórico adquirido nesse curso é tão próximo ao da Administração, por exemplo, por que as faculdades não podem assumir tal característica?.

4 comentários:

  1. sim cara, já li sobre eng de produção e vi que é uma área bastante crescente, ja li tbm que não é uma area tão promissora....
    pq vc acha isso?
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Caio, acredito que a Engenharia de Produção seja uma área promissora sim, devido ao fato dela ainda ser pouco conhecida no Brasil. Esse sim é desafio de nós, Engenheiros de Produção, tornar este curso mais conhecido na sociedade, apresentar para as empresas os benefícios desse profissional. Na minha antiga faculdade, realizamos em evento onde o objetivo principal era apresentar para a região o papel deste engenheiro na região, precisamos de mais iniciativas como estas para a Engenharia de Produção deslanchar de vez.

    Abraço cara

    ResponderExcluir
  3. "Tal cenário é extremamente positivo para quem entra agora no mercado de trabalho." - Aonde que estou desde abril procurando emprego?

    "Uma delas é informar aos empregadores as características principais da profissão, pois muitos deles contratam profissionais com outras formações para exercer funções que seriam do engenheiro de produção." - Isso é papel do CREA, divulgar,regular e fiscalizar as atribuições e obrigatoriedade de cada engenheiro.

    ResponderExcluir
  4. Sou Técnica em Segurança do trabalho e pretendo começar neste próximo ano um curso superior, sempre fui muito curiosa, e gosto de fazer de tudo um pouco, tenho muita facilidade de aprendizado, quaro sim fazer um curso que eu goste mas também me preocupo com o mercado de trabalho no futuro.
    Olhando por este lado estou muito indecisa em fazer engenharia Civil ou engenharia de produção... Produção é muito pouco conhecido, e não vejo muita busca no mercado principalmente por mulheres, já a Civil, esta em falta no mercado, mas de uma hora pra outra "todo o mundo" resolveu fazer engenharia civil, tenho medo de daqui a 5 ou 10 anos o mercado estar saturado.

    ResponderExcluir