Translate

→ Entrevista - Planejamento e Integração das Atividades


Nilton Toledo, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica – USP, fala sobre o papel do Engenheiro de Produção.


Como o engenheiro de produção transita na área de estratégia nas organizações?
NT – Considerando o exemplo de uma organização manufatureira, ele tem como áreas estratégicas: Projeto do produto, Projeto do processo, Planejamento e Controle da produção, Controle da qualidade, Produção e Manutenção. O engenheiro de produção pode exercer função em qualquer uma dessas áreas. Nos processos de fabricação, produção e manutenção, deve-se contar com engenheiros de competências técnicas específicas.
O engenheiro de produção integra essas áreas com as que estão sob seu comando, tais como: Recursos humanos, Finanças, Compras, Marketing, Vendas, Distribuição física etc.

Quais os diferenciais na formação do engenheiro de produção que podem contribuir para a atuação nessa área?
NT
 – O planejamento estratégico nas empresas só tem sucesso se a metodologia usada for adequada e contar com a participação de toda a comunidade da organização. Quem conhece os pontos fortes e os fracos, as ameaças e as oportunidades são as pessoas que labutam dia-a-dia. Pela própria formação e atribuições que lhe cabem na organização, principalmente na integração das atividades, o engenheiro de produção tem papel fundamental e pode contribuir significativamente na elaboração do plano. A formulação de estratégias deve fluir de toda a comunidade, mas a interpretação das sugestões deve ser feita pelo engenheiro de produção.

Como as decisões estratégicas podem influenciar nos rumos das instituições?
NT
 – As decisões estratégicas têm, naturalmente, uma influência preponderante no destino da organização. Para exemplificar, relato o seguinte:
Uma grande empresa de produtos de consumo atendia a uma faixa significativa do mercado. Mas seus administradores pensavam que seus produtos estavam “cansados”, que seus processos estavam obsoletos e seus executivos, desmotivados. Os administradores achavam que a empresa vivia um mau momento. Com a participação de todos os funcionários e colaboradores, elaborou-se um planejamento estratégico com metodologia adequada e chegou-se a um diagnóstico completamente distinto.
Esse diagnóstico apresentava uma visão completamente diferente da inicial. Concluía: “nossos produtos são bons, temos uma ótima distribuidora e contamos com a confiança de nossos clientes!”

Dado esse diagnóstico, a empresa estava pronta para uma tomada de decisão?
NT – Precisamente, a decisão de ampliar a linha de produtos já existentes e manter as marcas bem-sucedidas. Assim, a linha de sabonetes teve como complemento, xampus, desodorantes, perfumes e cremes hidratantes; a linha de sabões em pedra foi complementada com sabões em pó, desinfetantes e detergentes.
Executado o plano, dobrou-se o faturamento.

Podemos concluir que o conhecimento dos pontos fortes levou a direções diferentes do rumo tradicional que a organização seguia até então.

Um comentário:

  1. Boa noite, João!
    Tudo bem?!
    Em primeiro lugar, quero dizer que o blog está ótimo.
    Mas, gostaria de fazer uma pergunta.
    Trabalho com Planejamento e Controle de Manutenção em uma das usinas de açúcar e álcool do Grupo Cosan.
    Gostaria de saber sua opinião se o curso de Engenharia de Produção vai me ajudar na área em que estou? De todas as engenharias é a que mais me identifico.
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir