Translate

→ Dicas para Calouros

Entrar na universidade representa uma mudança significativa na vida das pessoas. Tudo é novo, as amizades são novas, os professores, os métodos de ensino, o ritmo, enfim, muda muita coisa. E nessa fase de transição a gente costuma ficar meio perdido no começo.

Inícios podem ser bons, principalmente se bem planejados. Eis algumas dicas pra começar o período de estudos acadêmicos com o pé direito:

Organize-se. Mantenha em ordem o que foi produzido de bom nas aulas (anotações, trabalhos de oficinas, etc). Isso ajuda a construir uma percepção sólida e uma auto-crítica do que é absorvido e do que não é. Não deixe para estudar de última hora, aproveite essas anotações para sempre que tiver algum tempo, rever o que foi visto em sala de aula.

O estilo de aula é totalmente diferente daquele do "Ensino Médio". Não há mais a necessidade de bater na porta para entrar ou pedir licença, de pedir ao professor para sair, há liberdade para assistir ou não as aulas, lembrando que você ser reprovado na disciplina caso ultrapasse o número de faltas permitidas.

Não se desespere para comprar todos os livros e apostilas que os professores indicam, a grande maioria desses livros provavelmente têm na biblioteca da sua Universidade. Converse com outros alunos, com os monitores e com os próprios professores para orientá-los sobre boas referências. Só compre livros que certamente você usará no futuro.

Agrupe-se. Faça boas amizades, pois estas são as pessoas que mais conviverão com você nos próximos cinco anos. Mantenha a turma sempre unida nos estudos, na troca de informações e na defesa de seus interesses.

Viaje. Vá aos encontros nacionais (o próximo é em Belo Horizonte) e regionais de estudantes de Engenharia de Produção. É uma boa oportunidade de assistir boas palestras, participar de oficinas, conhecer outras faculdades, outros trabalhos, outros mercados, fazer novos amigos, network... Enfim uma outra realidade.

Procure se informar se a sua Universidade possui Iniciação Científica, Grupos de Estudo ou Monitoria. Caso não exista, faça essa sugestão para a direção de seu curso para criar estes tipos de macanismos de estudo. Isso irá enriquecer bastante o seu currículo.


Não se esqueçam de comprar um calculadora científica. Você irá utilizá-la durante toda a graduação.

Enfim, este é um momento único em nossa vida. Aproveite ao máximo essa nova fase, sempre com responsabilidade. No mais, seja um bom aluno. Não se mate de estudar, mas também não "leve na barriga" os estudos.

Desejo a todos um ótimo curso, com boas amizades e momentos inesquecíveis.


Gostaria de saber a opinião de todos, e também outras dicas através dos comentários desta postagem.

5 comentários:

  1. João, adorei as dicas! Mais uma vez sua postagem foi uma luz pra nós! Ótima para nos localizarmos melhor nesse começo, já que não sabemos quase nada ainda! Brigadão pela força! ;D

    ResponderExcluir
  2. Poxa! Uma baita de uma luz mesmo! Sempre da aquele frio na barriga, que creio que seja normal.

    ResponderExcluir
  3. Valeu galera. Fiquem tranquilos e aproveitem essa oportunidade única, pois não são todos que conseguem chegar ao ensino superior.

    ResponderExcluir
  4. cara. essa fase e incrivel mesmo. E o complemento do nosso futuro, a hora de nos posicionarmos no mundo profissional. porem quao dificil seja, mais é bom lembrar, se nao tem sacrificio nao é prospero!
    um abraço!

    ResponderExcluir
  5. João vai fazer muita diferença lá no mercado se o aluno for de uma Universidade Federal ou particular? lembrando que o aluno de particular é excelente, o que muda é de onde veio esse entendimento. dizem que faz muitas ne...queria saber.

    ResponderExcluir