Translate

→ Qual é a diferença entre Engenharia de Produção e Administração e Qual é a relação da Engenharia de Produção e as outras Engenharias?


A Engenharia de Produção aborda muitos elementos relacionados à gestão e por isso pode aparecer a dúvida de sua diferença em relação à Administração. Na realidade, a Engenharia de Produção inclui em seu currículo disciplinas tais como Marketing, Finanças, Contabilidade, entre outras, que são diretamente relacionadas à Administração. Porém, ela tem um conteúdo tecnológico que tem relação com outras engenharias e que não existe nos cursos de Administração, e inclui o estudo de conhecimentos específicos da Engenharia de Produção como planejamento da produção, sistemas de produção, controle da qualidade, modelagem de processos, pesquisa operacional. Os métodos e técnicas da Engenharia de Produção podem ser aplicados em várias áreas do conhecimento e vários setores organizacionais, como por exemplo: modelagem de decisões empresariais, pesquisa operacional aplicada a finanças, entre outros. Devido a essa possibilidade de aplicação de métodos específicos da Engenharia de Produção em setores que são mais próximos dos cursos de Administração, é que a dúvida da diferença entre elas pode aparecer.

As outras engenharias - elétrica, química, aeronáutica, etc. - são consideradas engenharias “mais técnicas” e apresentam em seu currículo muito pouco conteúdo de gestão. A Engenharia de Produção possui um conteúdo de gestão bastante significativo na carga horária total do curso, mas também possui um conteúdo tecnológico relacionado a uma ou mais das engenharias “mais técnicas”. Por exemplo: um curso de Engenharia de Produção Mecânica tem o conteúdo tecnológico baseado na Engenharia Mecânica, mas por outro lado, um curso de Engenharia de Produção plena pode ter em seu currículo conteúdo tecnológico baseado em mais que uma área das engenharias técnicas, como por exemplo: materiais, química, mecânica, etc.

E ae, agora vocês já sabem porque a Engenharia de Produção é a melhor??

Um comentário: